partners:
partilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Os nomes McRae e Opel reúnem-se enquanto Max se junta à Fábrica de Corridas para o assalto ERC Júnior

  • DirtFish-backed Max McRae para conduzir o Opel Corsa Rally4 em 2023 Junior ERC
  • Terceira geração da dinastia McRae regressa à Escócia
  • O programa de seis etapas do Campeonato Europeu de Ralis começa em Maio na Polónia
  • Equipa portuguesa sediada no Porto The Racing Factory para dirigir a campanha da Max

 

Max McRae, de 18 anos, conduzirá um Opel Corsa Rally4 no Campeonato Europeu de Rali Júnior da FIA deste ano.

Tendo concluído a sua aprendizagem de rallying na Austrália, Max irá agora regressar à Escócia, o seu país de nascimento, para iniciar a sua primeira temporada numa série da FIA. Essa viagem começa dentro de três semanas, quando ele começa a conduzir a sua novíssima Opel preparada pela equipa líder portuguesa The Racing Factory (TRF).

"Está realmente a acontecer", disse o motorista apoiado pela DirtFish. "Sinto-me um pouco surrealista por estar a falar em fazer algo que há tanto tempo anseio por fazer".

"Eu adoro a Austrália e adoro fazer rali na Austrália, mas a Europa é o lugar onde se deve estar baseado se se pretende construir uma carreira neste desporto - e eu estou determinado a fazer carreira neste desporto".

Aterrando na cidade natal dos McRae, Lanark, na Escócia, Max irá encontrar alguns sapatos bastante grandes à sua espera. O seu avô Jimmy (cinco vezes campeão britânico), o pai Alister (britânico e vencedor do título da Ásia-Pacífico) e o tio Colin (campeão mundial) já os usaram todos. E todos ganharam neles.

"Voltar a Lanark é tão fixe", disse Max. "A família está toda lá e a família do rally também lá está". Tenho um lugar todo arrumado, mal posso esperar". Mas o que realmente mal posso esperar é conhecer toda a gente do The Racing Factory e, claro, conduzir o Opel Corsa Rally4 pela primeira vez.

"O primeiro evento é o Rally Polónia (20/21 de Maio) e isso vai ser algo como um baptismo de fogo. Aterro directamente da Austrália e entro num dos ralis de cascalho mais rápidos da Europa. E quando se pensa que as estradas à volta de Mikołajki são rápidas, dá-se uma vista de olhos na segunda ronda do Junior ERC na Letónia e percebe-se o que são realmente estradas rápidas really all about.

"Vai ser uma loucura e eu só quero começar".

Falando mais especificamente sobre o Corsa, Max acrescentou: "Já ouvi falar muito sobre o Opel. O carro parece doente e tem alguma velocidade real. O Rally4 é super-fechado, sabemos disso, mas acreditamos que o Corsa é o caminho a seguir e A Fábrica de Corridas é a equipa que entrega o carro para nos ajudar a entregar os resultados. Vai ser um ano fantástico".

Vai ser também um ano em que um McRae volta a conduzir um Opel.

"O avô é bastante sinónimo do Opel Ascona 400 - teve muito sucesso e quase ganhou o [1982] título europeu com a Opel, por isso é muito bom estar de volta com uma marca que era tão grande para ele. 

"O nosso carro será gerido pela TRF, com sede perto do Porto. A TRF tem vindo a construir a sua história com cada vez mais sucesso no Campeonato Europeu de Ralis. São uma operação fantástica e uma equipa realmente profissional. Veja o que fizeram com [Campeão Finlandês de Rally] Mikko Heikkala: ele esteve tão perto de ganhar [Rally Serras de] Fafe num dos carros da TRF. 

"Ainda estando na Austrália, pensei que poderia ser complicado conhecer muito bem os rapazes antes de chegar à Europa. Não é totalmente o caso, falei muito com todos eles e não posso agradecer a Aloísio [Monteiro, CEO] e Miguel [Ribeiro, director da equipa] por tudo o que já fizeram. 

Max encontra Aloísio pessoalmente pela primeira vez no teste em Portugal no final do próximo mês.

Max disse: "Estou ansioso por conhecer Aloísio, Miguel e toda a equipa adequadamente e fazer alguma experiência com eles e, esperançosamente, celebrar alguns grandes resultados. Aqueles tipos sabem tanto sobre competir no Rally4 e gerir o Opel Corsa. Mas, ao mesmo tempo, eles têm um enorme conhecimento dos níveis acima. É uma oportunidade fantástica para mim".

Aloísio está igualmente entusiasmado por dar as boas-vindas ao Max à equipa e é rápido a apontar o potencial desta parceria inexperiente.

disse Aloísio: "Como temos vindo a apresentar em 2023, a nossa estratégia está 100% alinhada com o Campeonato Europeu de Ralis e o programa ERC Júnior e é por isso que tivemos de alinhar toda a estrutura neste sentido. 

"É com orgulho e responsabilidade acrescidos que temos o Max connosco este ano. Estamos conscientes de que o nome McRae traz consigo muita euforia por parte dos meios de comunicação, mas não podemos perder o foco que é continuar a ser competitivo e fiável para alcançar os resultados que temos em mente em 2023. 

"Gostaria de agradecer à família McRae pela confiança na nossa estrutura e espero que esta parceria dure por muitos anos".

A temporada Junior ERC de seis etapas da Max começa com o Rally Polónia em Maio e depois avança através de mais eventos de gravilha na Letónia e Suécia com eventos de asfalto em Itália, República Checa e Hungria a encerrarem o ano.

O programa Max 2023 é apoiado pelos parceiros DirtFish, AutoOne, Specialist Helicopters, C Plant Industries, OMP, The Racing Factory e Driverrisk Management.

Calendário ERC Junior do Max

Rally Poland
May 20/21
Poland
Gravel

As estradas rápidas, mas suaves e arenosas, de cascalho através do distrito dos lagos polaco constituem um desafio de primeira linha para a estreia de Max's Junior ERC. Correndo num carro de duas rodas mais abaixo no campo, terá de lidar com toda a gama de condições, desde o cascalho liso e agradável até a algumas das estradas mais cravadas que já viu na sua curta carreira.

Tet Rally Liepāja
June 17/18 
Latvia
Gravel

Encalhado para o Campeonato do Mundo de Ralis na próxima época, as estradas de cascalho ultra-rápido da Letónia proporcionarão um dos fins de semana mais espectaculares - e mais rápidos - do ano. É nestas etapas que o campeão mundial Kalle Rovanperä cortou os seus dentes há menos de uma década.

Royal Rally of Scandinavia
July 7/8
Sweden
Gravel

As florestas de Värmland são bem conhecidas pelos adeptos do rally em todo o mundo... mas não assim. O Rally sueco foi o evento de Inverno do WRC durante décadas, mas com o balcão do campeonato mundial da nação a deslocar-se para norte, para Umeå, as estradas à volta de Torsby serão agora pressionadas para a acção de Verão. 

Rally di Roma Capitale
July 29/30
Italy
Asphalt

A primeira saída de Tarmac da temporada leva o nome McRae à capital italiana para um rally que cresceu e amadureceu num dos encontros clássicos da Europa. Com sede fora da cidade termal de Fiuggi, a sudeste de Roma, os palcos estarão cheios de tifosi para desfrutar do rali de maior visibilidade que a Itália continental tem para oferecer. 

Barum Czech Rally Zlin
August 19/20
Czech Republic
Asphalt

Definitivamente um dos maiores e mais conhecidos eventos da Europa. Parte da programação do ERC durante quase duas décadas, as etapas de Tarmac de alta velocidade e acidentadas oferecem um verdadeiro desafio. E não são apenas as estradas, a vegetação e a meteorologia que podem funcionar contra as tripulações com o tempo por vezes variável a afectar a aderência à medida que os carros mergulham e saem das florestas.

Rally Hungary
October 7/8
Hungary
Asphalt

A ronda final da época leva Max e os seus colegas concorrentes Junior ERC às fases desafiantes e complicadas em torno da região de Zémplen.

 

O carro, o desafio

O Opel Corsa Rally4 Max vai conduzir esta temporada é o mesmo modelo que ganhou o título de Junior ERC na temporada passada. Concebido e construído na fábrica de desportos motorizados da Opel na Alemanha, o automóvel desenvolve mais de 200bhp a partir do seu motor de 1200cc turbocompressor. A transmissão é transmitida às rodas dianteiras através de um diferencial laminado de deslizamento limitado e uma caixa de velocidades sequencial de cinco velocidades.  

É a própria definição de um foguete de bolso. 

É também o carro que detém a chave para o próximo passo na viagem de Max. O sucesso na ERC Júnior até 2023 significaria uma subida assistida para o Campeonato do Mundo de Rali Júnior para o próximo ano.

partilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp
imagens

Galeria

pt_PTPortuguese