partners:

TRF: FABIA É O MELHOR CARRO DO GRUPO RALLY2 | EQUIPAS DE CLIENTES

No episódio seguinte da nossa série para clientes, vamos dar uma vista de olhos a Portugal. Nele, a jovem mas bem sucedida equipa The Racing Factory que coopera com pilotos de topo revela a sua abordagem ao desporto de rali, jovens talentos e o ŠKODA FABIA Rally2.

A The Racing Factory é uma equipa relativamente nova. Pode dizer-nos como tudo começou?
Sim, somos de facto uma equipa ainda muito jovem. A empresa nasceu em meados de 2018 e iniciámos as nossas operações em 2019, depois de termos renovado e modificado completamente a nossa oficina. Hoje, temos 3 anos de funcionamento, tanto no campeonato português como no campeonato europeu.

Tudo começou com a minha própria ambição de criar uma empresa de desporto automóvel que reflectisse o meu empenho e paixão pelo desporto. Tendo estado “nos bastidores” do desporto automóvel durante muitos anos, em várias funções, decidi criar a minha própria equipa para reflectir a minha visão e experiência no mundo do desporto automóvel e automobilístico; uma equipa que trabalha ambiciosa, profissional e apaixonadamente todos os dias. Isto é o que eu chamo o estilo “The Racing Factory”.

Mesmo num período de tempo tão curto, conseguiu algumas vitórias significativas. Qual acha que é a chave do seu sucesso?
Tivemos a sorte de nos ter sido dada a oportunidade e também a confiança de alguns dos melhores pilotos portugueses com quem trabalhar, desde o início. Graças a isto, também conseguimos alcançar vitórias importantes num período de tempo tão curto. E é isto que demonstra a nossa determinação em ser bem sucedidos e o nosso desejo de crescer com cada um e todos os sucessos. Por conseguinte, a chave do sucesso é, acima de tudo, o nosso profissionalismo e determinação.

Qual destas vitórias é a mais valiosa para a sua equipa?
É difícil identificar apenas uma. Tivemos alguns momentos muito positivos, e não apenas ganhar vitórias individuais ou títulos de campeão. Mas é claro que podemos destacar, por exemplo, o nosso título do Campeonato Nacional de Rally de Portugal 2020, que alcançámos com Armindo Araújo numa época difícil, quando enfrentámos problemas e limitações devido à pandemia da COVID-19.

Existem agora muitas equipas profissionais no mundo do rali que prestam os mesmos serviços que o senhor. O que acha que torna a sua equipa única?
Este é um dos pontos-chave. Nunca devemos pensar que a nossa equipa é única. Precisamos de ser humildes todos os dias para compreender que trabalhamos num desporto realmente competitivo e desafiante e também nos negócios. Todos os dias precisamos de acordar e olhar para o que está a acontecer à nossa volta e orientar a nossa estratégia e o nosso desenvolvimento em conformidade. Mas, há algo que deve estar sempre presente para que a equipa da The Racing Factory trabalhe – sucesso e paixão.

Trabalha no desenvolvimento de jovens pilotos ou prefere pilotos mais experientes?
Fazemos ambos. Trabalhamos com ambos os tipos de pilotos e não queremos preferir apenas um grupo. Preferimos pilotos que se comportem profissionalmente (apesar de não serem pilotos profissionais) e que estejam realmente empenhados em vencer.

Mas, desde o início, comprometemo-nos também a tentar trabalhar com alguns jovens motoristas talentosos; ajudá-los a crescer, não só do ponto de vista da condução, mas também do ponto de vista comercial e promocional; ajudá-los no desenvolvimento da sua carreira. Isso faz obviamente parte do nosso ADN e é algo em que queremos continuar a trabalhar.

Por que razão escolheu o ŠKODA FABIA Rally2  evo? O sucesso a longo prazo da marca teve alguma influência sobre si?
Isso é fácil. A relação com a ŠKODA começou há 12 anos quando alguns pilotos portugueses (como Ricardo Moura, Bruno Magalhães e Ricardo Teodósio) começaram a comprar este carro. Depois desta experiência, tornámo-nos leais à marca e sempre considerámos o ŠKODA FABIA Rally2 como o melhor carro do grupo Rally2 de sempre. Não fomos portanto influenciados pelo sucesso do carro, mas, acima de tudo, pelo nível de desenvolvimento, fiabilidade, qualidade geral dos carros do ŠKODA e pelo apoio ao cliente. Estas são as coisas que conhecemos muito bem do passado, e são as razões que nos levaram a decidir comprar o ŠKODA FABIA Rally2 evo. Desde o início, estamos convencidos de que este carro era a melhor opção para nós.

Você completou uma série de ralis com o carro. Como o classifica em termos de manuseamento?
Sim, para além do meu papel como Director Geral da The Racing Factory, tento sempre fazer um pequeno programa de corridas e participar em alguns dos meus ralis favoritos. Normalmente faço eventos ERC seleccionados, mas o meu estilo é obviamente mais de ‘cavalheiro piloto’. No entanto, ainda posso dizer que, de qualquer perspectiva, o ŠKODA é o melhor carro que já conduzi. Em todas as circunstâncias, este carro é adequado para todos os tipos de condutores e a sua fiabilidade em todos os tipos de superfícies é o principal aspecto a destacar, do meu ponto de vista.

E do que é que os seus clientes gostam neste carro?
Os nossos clientes gostam de ganhar e a única forma de o fazer é conduzir o ŠKODA FABIA Rally2. Portanto, a resposta é clara e simples. Eles gostam de tudo em relação ao  ŠKODA FABIA Rally2. Sem atalhos para o sucesso, mas o melhor carro para os melhores condutores.

Como vê pessoalmente o futuro do rallying?
Estando directa e profissionalmente envolvido no mercado e negócio automóvel, estou também a observar com alguma antecipação as adaptações e mudanças no nosso campo desportivo para tirar partido dos novos tipos de soluções e energias que serão utilizadas nos carros de rali.

Na minha opinião, não podemos parar no tempo ou olhar para trás. Assim, penso que o grupo do Rally2 deverá avançar num futuro próximo e seguir o mesmo caminho que o grupo de topo do Rally1, ou seja, em direcção a soluções híbridas e novos combustíveis. Ainda não sabemos que tipos de sistemas de energia e energias serão mais adequados para carros de rally no futuro, especialmente os concebidos para equipas privadas que trabalham com um orçamento limitado.

comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

en_USEnglish