Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkedin
Share on pinterest
Share on Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

TRF: FABIA É O MELHOR CARRO DO GRUPO RALLY2 | EQUIPAS DE CLIENTES

No episódio seguinte da nossa série para clientes, vamos dar uma vista de olhos a Portugal. Nele, a jovem mas bem sucedida equipa The Racing Factory que coopera com pilotos de topo revela a sua abordagem ao desporto de rali, jovens talentos e o ŠKODA FABIA Rally2.

A The Racing Factory é uma equipa relativamente nova. Pode dizer-nos como tudo começou?
Sim, somos de facto uma equipa ainda muito jovem. A empresa nasceu em meados de 2018 e iniciámos as nossas operações em 2019, depois de termos renovado e modificado completamente a nossa oficina. Hoje, temos 3 anos de funcionamento, tanto no campeonato português como no campeonato europeu.

Tudo começou com a minha própria ambição de criar uma empresa de desporto automóvel que reflectisse o meu empenho e paixão pelo desporto. Tendo estado “nos bastidores” do desporto automóvel durante muitos anos, em várias funções, decidi criar a minha própria equipa para reflectir a minha visão e experiência no mundo do desporto automóvel e automobilístico; uma equipa que trabalha ambiciosa, profissional e apaixonadamente todos os dias. Isto é o que eu chamo o estilo “The Racing Factory”.

Mesmo num período de tempo tão curto, conseguiu algumas vitórias significativas. Qual acha que é a chave do seu sucesso?
Tivemos a sorte de nos ter sido dada a oportunidade e também a confiança de alguns dos melhores pilotos portugueses com quem trabalhar, desde o início. Graças a isto, também conseguimos alcançar vitórias importantes num período de tempo tão curto. E é isto que demonstra a nossa determinação em ser bem sucedidos e o nosso desejo de crescer com cada um e todos os sucessos. Por conseguinte, a chave do sucesso é, acima de tudo, o nosso profissionalismo e determinação.

Qual destas vitórias é a mais valiosa para a sua equipa?
É difícil identificar apenas uma. Tivemos alguns momentos muito positivos, e não apenas ganhar vitórias individuais ou títulos de campeão. Mas é claro que podemos destacar, por exemplo, o nosso título do Campeonato Nacional de Rally de Portugal 2020, que alcançámos com Armindo Araújo numa época difícil, quando enfrentámos problemas e limitações devido à pandemia da COVID-19.

Existem agora muitas equipas profissionais no mundo do rali que prestam os mesmos serviços que o senhor. O que acha que torna a sua equipa única?
Este é um dos pontos-chave. Nunca devemos pensar que a nossa equipa é única. Precisamos de ser humildes todos os dias para compreender que trabalhamos num desporto realmente competitivo e desafiante e também nos negócios. Todos os dias precisamos de acordar e olhar para o que está a acontecer à nossa volta e orientar a nossa estratégia e o nosso desenvolvimento em conformidade. Mas, há algo que deve estar sempre presente para que a equipa da The Racing Factory trabalhe – sucesso e paixão.

Trabalha no desenvolvimento de jovens pilotos ou prefere pilotos mais experientes?
Fazemos ambos. Trabalhamos com ambos os tipos de pilotos e não queremos preferir apenas um grupo. Preferimos pilotos que se comportem profissionalmente (apesar de não serem pilotos profissionais) e que estejam realmente empenhados em vencer.

Mas, desde o início, comprometemo-nos também a tentar trabalhar com alguns jovens motoristas talentosos; ajudá-los a crescer, não só do ponto de vista da condução, mas também do ponto de vista comercial e promocional; ajudá-los no desenvolvimento da sua carreira. Isso faz obviamente parte do nosso ADN e é algo em que queremos continuar a trabalhar.

Por que razão escolheu o ŠKODA FABIA Rally2  evo? O sucesso a longo prazo da marca teve alguma influência sobre si?
Isso é fácil. A relação com a ŠKODA começou há 12 anos quando alguns pilotos portugueses (como Ricardo Moura, Bruno Magalhães e Ricardo Teodósio) começaram a comprar este carro. Depois desta experiência, tornámo-nos leais à marca e sempre considerámos o ŠKODA FABIA Rally2 como o melhor carro do grupo Rally2 de sempre. Não fomos portanto influenciados pelo sucesso do carro, mas, acima de tudo, pelo nível de desenvolvimento, fiabilidade, qualidade geral dos carros do ŠKODA e pelo apoio ao cliente. Estas são as coisas que conhecemos muito bem do passado, e são as razões que nos levaram a decidir comprar o ŠKODA FABIA Rally2 evo. Desde o início, estamos convencidos de que este carro era a melhor opção para nós.

Você completou uma série de ralis com o carro. Como o classifica em termos de manuseamento?
Sim, para além do meu papel como Director Geral da The Racing Factory, tento sempre fazer um pequeno programa de corridas e participar em alguns dos meus ralis favoritos. Normalmente faço eventos ERC seleccionados, mas o meu estilo é obviamente mais de ‘cavalheiro piloto’. No entanto, ainda posso dizer que, de qualquer perspectiva, o ŠKODA é o melhor carro que já conduzi. Em todas as circunstâncias, este carro é adequado para todos os tipos de condutores e a sua fiabilidade em todos os tipos de superfícies é o principal aspecto a destacar, do meu ponto de vista.

E do que é que os seus clientes gostam neste carro?
Os nossos clientes gostam de ganhar e a única forma de o fazer é conduzir o ŠKODA FABIA Rally2. Portanto, a resposta é clara e simples. Eles gostam de tudo em relação ao  ŠKODA FABIA Rally2. Sem atalhos para o sucesso, mas o melhor carro para os melhores condutores.

Como vê pessoalmente o futuro do rallying?
Estando directa e profissionalmente envolvido no mercado e negócio automóvel, estou também a observar com alguma antecipação as adaptações e mudanças no nosso campo desportivo para tirar partido dos novos tipos de soluções e energias que serão utilizadas nos carros de rali.

Na minha opinião, não podemos parar no tempo ou olhar para trás. Assim, penso que o grupo do Rally2 deverá avançar num futuro próximo e seguir o mesmo caminho que o grupo de topo do Rally1, ou seja, em direcção a soluções híbridas e novos combustíveis. Ainda não sabemos que tipos de sistemas de energia e energias serão mais adequados para carros de rally no futuro, especialmente os concebidos para equipas privadas que trabalham com um orçamento limitado.

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkedin
Share on pinterest
Share on Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

SOCIAL MEDIA WALL